1 – Edições iCreate

As Edições iCreate visam assumir um papel ao nível das edições de autor, apresentando a edição e o lançamento de obras de pessoas que pretendam partilhar as suas histórias de vida, experiências pessoais e profissionais, conhecimentos históricos, entre outras obras que sejam relevantes, para as edições, o autor e o seu público.

A primeira obra editada ocorreu em Janeiro de 2019, com a obra autobiográfica de Isaura Maia, “Se pudesse pagava à morte pra ela não vir”, seguindo-se em Dezembro do mesmo ano o livro de Abílio Antunes “Também fui guardador de rebanhos”, ambos da coleção “A minha vida dava um livro”. Em Setembro de 2020, na mesma coleção foi lançado o livro “É bom ouvir a voz de quem está vivo”, da autoria de Vera Carvalho, uma obra em formato diário, escrito entre Março e Maio de 2020, no qual a autora pretendeu retratar os tempos excecionais do primeiro confinamento, em consequência do estado de emergência nacional decretado pelo governo devido à pandemia Covid-19.

As obras da coleção “A Minha vida dava um livro” são editadas com o objetivo de escrita de memórias de vida, biografias ou diários. De acordo com o previamente estipulado com os autores, os direitos de autor revertem a favor da Associação, não tendo os autores qualquer tipo de custo com as despesas da obra.

Em Abril de 2021 foi oficialmente lançada a obra “Irene Lisboa – A Escola do meu coração”, em parceria com o Município de Arruda dos Vinhos, iniciando-se assim uma coleção de textos pedagógicos coordenada por Jorge da Cunha.

Mais recentemente, a 15 de Maio de 2021 foi realizada a apresentação da obra de poesia “Dentro de Mim”, editada pela Edições iCreate e da autoria de Vera Pedroso de Lima.

Durante o ano de 2022 serão lançadas duas coletâneas com o título ”As palavras das nossas gentes”, em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares. Estas duas edições serão uma aposta na edição dos autores que venceram os prémios do Concurso Literário do Conto e Poesia de Vila Nova de Poiares.

As atuais opções de contratualização de base são as que expomos de seguida, podendo ser acordadas outras, de acordo com a vontade de ambas as partes.

2 – Serviços

– Design, paginação e ilustração do livro;

– Revisão do texto da obra;

– Tratamento de assuntos burocráticos relacionados com a publicação da obra, proteção dos direitos de propriedade digital da obra, solicitação de depósito legal, entre outros;

– Impressão de exemplares (de acordo com o número de exemplares, cor, formato A4 ou outro, tipo de capa);

– Sessão de lançamento (serviço de catering, sessão de autógrafos e apresentação da obra por representante a indicar pela iCreate e autor).

3 – Condições

– O autor compromete-se a disponibilizar os conteúdos (textos e imagens);

– O autor compromete-se a pagar o valor contratualizado;

– A iCreate compromete-se a entregar os exemplares previamente acordados, sendo o autor o único responsável pela sua venda de acordo com as suas finalidades, isto é, para venda ou oferta;

– A iCreate assume o papel de editora, responsabilizando-se pelos serviços previamente contratualizados.

4 – Orçamento

O Orçamento deverá ser solicitado para o email: geral@icreatepoiares.pt. Para tal deverão ser discriminados os serviços a prestar, de acordo com o estipulado no ponto 2.

5 – Plano de pagamentos

– 40% do valor na adjudicação do orçamento;

– 60% do valor no momento de entrega dos exemplares acordados.

6 – Contratualização

Após o acordo de ambas as partes relativamente aos detalhes da proposta, inerentes à adjudicação do orçamento, a Associação iCreate, através do seu suporte de apoio jurídico, procederá à redação de um contrato de colaboração entre o autor e a associação, de forma a salvaguardar as condições de ambas as partes.

Abril de 2022.